Cidade

O Brasil no mapa mundial do queijo: maior evento do segmento na América Latina começa nesta quinta (24) em MG

Mais de mil queijos serão avaliados; dez países buscam o título de “Super Ouro”Araxá, Minas Gerais – Tradicionalmente conhecida como a “terra dos queijos no Brasil”, Minas Gerais recebe a partir desta quinta-feira (24) o maior evento do segmento na América Latina, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards. Durante quatro dias mais de 35 mil pessoas devem passar pelo Grande Hotel do Barreiro, patrimônio histórico do interior do estado, onde uma estrutura de 3.800 metros quadrados foi montada para receber uma feira gastronômica e cultural, além de um fórum internacional que debaterá assuntos relacionados à área.
A principal atração do evento, no entanto, é o Concurso Internacional de Queijos Artesanais. Neste ano, a competição bateu recorde de inscritos. Mais de 400 produtores de dez países (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai) vão participar da competição que garante ao vencedor o título de “Super Ouro”. “Nos últimos dois anos, tivemos queijos italianos como os grandes vencedores, mas sempre com os brasileiros se destacando com notas altíssimas. Nossa expectativa com esse novo recorde de inscritos é de que teremos uma competição ainda mais acirrada”, aposta a organizadora do evento, Maricell Hussein.
O concurso tem cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies. Somadas prova e contraprova, o evento terá em julgamento mais de duas toneladas de queijos artesanais certificados. Eles serão avaliados por 200 especialistas. Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a Expoqueijo Brasil demonstra a força de Minas Gerais como referência no segmento. “Pela primeira vez, temos uma instituição brasileira atuando como curadora de um concurso internacional, que é o Instituto de Laticínio Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Epamig. O nível de competitividade é alto, com a participação de produtos devidamente regularizados. A combinação de todos esses elementos, incluindo o treinamento dos jurados de forma organizada e técnica, tem contribuído para elevar o nível da competição, que vem apresentando um crescimento ao longo dos anos”, destaca.
ConsolidaçãoA ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards – consolida o país internacionalmente como palco das discussões sobre o queijo. Atualmente, existem cerca de 30 mil produtores de queijos só em Minas Gerais, sendo que 9 mil produzem o Queijo Minas Artesanal (QMA). Segundo estimativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a iguaria tem produção de 32 mil toneladas anuais, somadas as produções das 15 regiões reconhecidas.
Para o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, todo setor do agronegócio está em franca expansão. “Não poderia ser diferente com os queijos. Temos excelentes produtores e produtos que estão sendo disponibilizados à sociedade em geral, sendo que o Mapa busca ampliar esse mercado para nossos produtos”, ressalta.
Aberto ao públicoAlém da competição, o evento também atrai turistas de várias partes do país a Araxá, que fica a 370 quilômetros de Belo Horizonte. Até domingo (27), eles devem lotar espaços como a Vila Gastronômica e Cultural, que promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional. Uma celebração dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições.
A ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards – conta, ainda, com uma Feira Internacional de Negócios com cem estandes que valorizam o consumo de produtos da agricultura familiar. Organizadas pelas unidades estaduais do Sebrae, caravanas de várias regiões de Minas, Sergipe, Mato Grosso e Ceará vão trazer empreendedores do setor para participar da exposição. “A Expoqueijo contribuiu para que os pequenos negócios sejam mais competitivos e gerem resultados para empreendedores e a sociedade”, ressalta Alessandro Henrique de Souza, analista do Sebrae Minas.
Um Fórum Internacional de Produtos da Agricultura Familiar desenvolve uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural. O programa conta com a participação de técnicos e profissionais especializados no setor, indicados pelas instituições parceiras. “Este é um outro ponto que agrega importância especial ao Fórum: o estreitamento das relações entre os produtores e os agentes das políticas públicas voltadas para o fomento da agricultura familiar e o incentivo às comunidades de pequenos produtores”, complementa Maricell.
Impacto econômicoA ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards –mobiliza milhares de pessoas dentro e fora do Parque do Barreiro. Segundo a organização, a movimentação recorde de visitantes vai impactar dezenas de setores como os de bares e restaurantes, transporte, entretenimento e lazer, cultura, esportes e decoração; além do agronegócio, foco das atividades.
O setor hoteleiro também comemora. Segundo o Araxá Convention & Visitors Bureau, a ocupação média dos hotéis deve ficar acima de 85%. Para Camila Éboli, gerente geral de um hotel da cidade, o evento impacta positivamente para todos. “As nossas reservas foram encerradas há 20 dias. Teremos cem por cento de ocupação a partir de quinta-feira”, conta.
Segundo o prefeito Robson Magela a cidade se preparou para receber o evento. “O queijo é um dos marcos do turismo e da gastronomia local. Tenho certeza de que, mais uma vez, o evento será um sucesso”, ressalta.
Programação24.08 – QUINTA-FEIRA14h – Abertura da Feira Internacional de Negócios | Pavilhão Feira13h – Treinamento de Jurados do Concurso | Cine Teatro Tiradentes17h – Abertura Oficial da ExpoQueijo Brasil | Palco principal19h30 – Show Maria Bragança | Vila Gastronômica21h – Show Marcus Biancardini | Vila Gastronômica22h15 – Show Moura Blues | Vila Gastronômica22h – Fechamento da Feira Internacional00h – Fechamento Vila Gastronômica25.08 – SEXTA-FEIRA8h30 às 18h – Fórum Internacional de Agricultura Familiar | Cine Teatro Tiradentes8h às 18h – Oficinas | Auditório II14h – Abertura da Feira Internacional de Negócios | Pavilhão Feira13h às 18h – Concurso Internacional de Queijos Artesanais – FASE I | Salão Minas Gerais20h às 21h – Concurso Internacional de Queijos Artesanais – FASE II | Cine Teatro Tiradentes19h30 – Show Vi-Voz e Banda | Vila Gastronômica20h30 – Show Quinto Sol | Vila Gastronômica22h – Show Peixe Piloto | Vila Gastronômica26.08 – SÁBADO8h30 às 12h – Fórum Internacional de Agricultura Familiar | Cine Teatro Tiradentes8h às 18h – Oficinas | Auditório II14h – Abertura da Feira Internacional de Negócios | Pavilhão Feira16h às 20h – Premiação do Concurso Internacional de Queijos Artesanais | Cine Teatro Tiradentes17h às 20h – Degustação dos queijos participantes do Concurso | Salão Minas Gerais19h30 – Show Manga Rosa | Vila Gastronômica20h30 – Show Latitude 19| Vila Gastronômica 22h – Show JhonnyGo! | Vila Gastronômica22h – Fechamento da Feira Internacional00h – Fechamento Vila Gastronômica27.08 – DOMINGO9h – Feira Internacional de Negócios | Pavilhão Feira12h – Show Bêjazz Street Band | Vila Gastronômica13h30 – Show Piano Rock | Vila Gastronômica15h – Show Banda Vinith | Vila Gastronômica 18h – Encerramento da Feira Internacional de NegóciosExpoQueijo BrasilPrincipal evento do segmento na América Latina, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo será realizada entre os dias 24 e 27 de agosto. O evento tem a apresentação do Governo de Minas e CEMIG. É realizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio master da CEMIG. Tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG, Sistema Ocemg, Faemg Senar, ITA – Italian Trade Agency, Sicoob Crediara, McCain e CBMM. São parceiros da ExpoQueijo, o Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Prefeitura de Araxá, Aqmara e Amiqueijo. A curadoria é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), órgão ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
ServiçoExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese AwardsData: 24 a 27/08/2023Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo