Dia Nacional da Consciência Negra Deputado Bosco apoia a luta da comunidade negra em busca de igualdades de oportunidades
Foto:Arquivo
O Dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado oficialmente em Araxá com a reinauguração do Centro de Referência da Cultura Negra, um espaço criado em 2004 com o objetivo de congregar culturalmente as diversas manifestações artísticas da cultura afro-brasileira.
O evento foi realizado pela Fundação Cultural Calmom Barreto, e contou com a participação da presidente Cintia Verçosa, do presidente da Câmara Municipal, Rafael Rios, do representante do deputado estadual Bosco, Adolfo Nascimento, do representante da Prefeitura de Araxá, Rick Paranhos, vereador Evaldo do Ferrocarril, vereador Waltinho da Farmácia, vereadora professora Leni Nobre, vereadora Maristela Dutra, do Padre Dário, da musicista Sônia Ray, familiares dos homenageados e convidados
Na oportunidade foram homenageados 20 membros da comunidade negra “in memoriam”, pelos seus relevantes serviços prestados a comunidade, seja na área artística, cultural, serviços gerais, religioso e social. A história de cada homenageado está exposta num painel com sua história e um pertence pessoal.
O deputado estadual Bosco é um grande incentivador da cultura afro-brasileira sempre presente nas manifestações é tido como um padrinho afetivo querido das festas de Congado e Moçambique de Araxá e região.
Para o deputado Bosco, o dia Nacional da Consciência Negra é um dia de reflexão, de avaliação e sobretudo de comemorar as diversas conquistas da comunidade afro-brasileira. Porém Bosco ressalta que ainda tem muito que ser conquistado, principalmente a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, igualdade de oportunidades da Mulher Negra, oportunidades na formação educacional bem como na área política e em posições de destaque no cenário nacional.
Representando o deputado Bosco, o diretor da Câmara de Comércio Brasil-África, Adolfo Nascimento, após a reinauguração do Centro de Referência, participou de homenagem especial ao saudoso professor Dr. Gilberto Oliveira, juntamente com familiares e amigos, na residência da grande líder da comunidade negra Eliana Santana.
O saudoso professor Dr. Gilberto Oliveira, era uma das grandes promessas para avanços na genética mundial, com Doutorado na França, especialista em diversas áreas da Biologia, sua partida precoce deixou uma vacância muito grande entre familiares e amigos.
Eliana Santana recebeu a todos para esta homenagem especial, cercada de boa prosa, gente bonita, saboroso almoço, deliciosa sobremesa com a família reunida em momentos inesquecíveis.
Da Redação: Edson Marques