Politica

Vereadora Fernanda Castelha apresenta Projeto de Bolsas de Estudos para alunos carentes

A Vice-presidente da Câmara Municipal, Fernanda Castelha apresentou Indicação de projeto de Lei ao Executivo Municipal, para que Instituía o Programa de Bolsas de Estudo “Professor João Rios Montandon, para o custeio de Cursos Superiores e Superiores de Tecnologia destinados a alunos carentes.
A crise econômica que assola o país, fez com que grande parte dos alunos não concluíssem o ensino superior por falta de recursos financeiros, aumentando assim a desigualdade social, uma vez que os cidadãos que possuem curso de graduação recebem remuneração mensal superior aos que não possuem.

Somente no 1º Semestre de 2020, cerca de 608 mil alunos desistiram ou trancaram matrícula no ensino superior, sendo que aproximadamente 565 mil alunos ficaram inadimplentes, ou seja, 109 mil a mais do que no 1º semestre de 2019.

Diversas pesquisas realizadas com base nos dados colhidos pelo Ministério da Educação dão conta de que o número de alunos que trancam a matrícula ou desistem do curso vem aumentado ao longo dos últimos anos.

Um dos setores mais afetado pela Pandemia COVID 19, foi o da educação. Seja em função da suspensão das atividades acadêmicas por longo período ou, ainda, pelo aumento da evasão escolar em razão do crescimento da inadimplência causada pela crise financeira.
Fernanda ressaltou que, para muitos alunos o Financiamento Estudantil não é uma opção, seja pela falta de capacidade de endividamento, o que impede a aprovação do financiamento, ou mesmo pela falta de recursos financeiros, que acaba fazendo com que contraiam dívidas astronômicas, transformando o sonho em pesadelo.

Castelha justificou que em função do que foi exposto, ficou evidente a necessidade da criação de um programa específico de bolsas de estudo, que possibilite aos estudantes das classes sociais menos favorecidas o acesso ao Ensino Superior, e atue como forma de incentivo aos jovens e adultos a prosseguirem ou retomarem a formação acadêmica, reduzindo, com isso, o índice de evasão na educação superior causada, principalmente, por falta de recursos financeiros, trazendo como resultado a formação de profissionais que possam colaborar com o pleno desenvolvimento do município e a enfrentar os desafios da retomada da economia pós-pandemia, com o aumento da oferta de profissionais qualificados.

A vereadora Fernanda foi muito feliz quando na oportunidade denominou o Programa de Bolsas de Estudos em homenagem ao Professor João Rios Montandon, que foi um dos precursores da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (FAFI), hoje Centro Universitário do Planalto de Araxá. O Professor João Rios Montandon fez parte da história da Instituição, como secretário, professor e diretor. Poeta, o Professor João Rios Montandon ocupava a Cadeira nº 12 da Academia Araxaense de Letras.
Como bem citou Fernanda Castelha, o município de Araxá é rico, tem um excelente orçamento que comporta a instituição do Programa de Bolsas de Estudos Professor João Rios Montandon. As despesas decorrentes do cumprimento da lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas oportunamente, se necessário, sendo consignadas nos orçamentos futuros.
Fernanda elogiou o excelente trabalho educacional prestado pelo UNIARAXÁ a comunidade de Araxá e região, como também o trabalho social realizado, uma vez que a instituição concede bolsas parciais a uma parcela de alunos carentes. “Nosso projeto é exatamente ampliar estes programas sociais de concessão de bolsas, através da Prefeitura Municipal, para que possa alcançar uma grande parcela da população de Araxá”, disse.
Em seu pronunciamento a vereadora Fernanda Castelha foi aparteada pelo vereador Wellington da Bit, que a parabenizou pela indicação do projeto, destacando que em virtude das várias empresas que estão vindo a se instalar em Araxá, este projeto é muito importante no sentido de oferecer a estas empresas mão de obra qualificada, “ parabéns excelente projeto de lei, Deus queira que siga em frente…”,elogiou.
O vereador Zidane parabenizou a vereadora Fernanda Castelha pela apresentação da indicação Programa de Bolsas de Estudos João Rios Montandon, destacou que ele mesmo se formou através de programa de Bolsas de estudos. “É um dos projetos mais importantes que já vi nesta casa”, disse.
A vereadora Fernanda Castelha disse que tem plena certeza que o Executivo Municipal através do Prefeito Robson Magela, vai abraçar este projeto, uma vez que em seu programa de Governo o Prefeito Robson destacava muito, a realização de projetos sociais que vão de encontro aos anseios da comunidade.

Da Redação: Edson Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo