Cidade

Brazil Classics Kia Show começa nesta quinta (28) com recorde de carros e muitas atrações

Encontro vai movimentar o Parque do Barreiro, em Araxá/MG até domingo (31)

Considerado um dos três mais relevantes eventos do antigomobilismo na América Latina e o mais importante e representativo do segmento no país, o Brazil Classics Kia Show volta a encher de charme a cidade mineira de Araxá, a partir desta quinta-feira (28). Reconhecido internacionalmente pela raridade dos veículos que reúne, o encontro abre espaço neste ano para 300 máquinas selecionadas sob a chancela do Veteran Car – MG, clube que organiza o evento e tem em suas coleções alguns dos mais raros e significativos antigos do Brasil. “O foco principal é a obsessão pela qualidade. O encontro é de uma representatividade tamanha, tem carros de todos os tipos e gostos”, ressalta o presidente do Veteran Car – MG, Oswaldo Borges da Costa Filho.
Os destaques desta edição são conversíveis que fizeram história e estão no imaginário dos amantes do mundo dos carros antigos. Serão três dias com extensa programação que inclui ainda o leilão de automóveis, um desfile de carros antigos com premiação por categorias, uma feira de peças e atividades culturais. “Tenho certeza absoluta de que essa edição irá superar as anteriores não só em quantidade, mas em qualidade. Os colecionadores e admiradores de carros antigos vão se surpreender, tem muitas novidades”, diz.
Primeiro dia
Quem for ao Parque do Barreiro nesta quinta (28) além de conferir os automóveis, poderá conhecer uma exposição inédita que remonta a história do Encontro Nacional de Carros Antigos. O conjunto tem 17 fotografias. Onze delas foram impressas em totens gigantes de 1,85m por 75cm e seis passaram por um processo mais requintado, ganharam impressões em quadros com vidros e molduras. “Temos fotos de carros das décadas de 80, 60, 40 e até um carro do século passado. Uma das grandes surpresas da exposição é a diversidade; épocas diferentes, carros raríssimos e muito significativos”, ressalta o curador André Berlinck.
À tarde estão marcadas diversas apresentações culturais que incluem a participação do Grupo Circolando, com a peça “Palhaço tem carro antigo?”, no pátio do evento e a atração musical Manga Rosa Quinteto, no Espaço Classics.

A abertura oficial será às 17h no Pavilhão de Bandeiras, com a presença de autoridades e convidados. O encerramento da programação do dia ocorre com o encontro do grupo Enigma Dance Company de Araxá e a Cia. Alex Dark de Franca. Um espetáculo que promete surpreender o público e que promove a interação e a troca de experiências entre os bailarinos.
Você não pode perder!
O Encontro Nacional de Carros Antigos em Araxá – Brazil Classics Kia Show 2022 – é uma realização do Veteran Car – MG, com o patrocínio máster da Kia. Esta será a segunda vez que o evento terá uma programação cultural realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Abaixo, separamos 10 momentos e lugares imperdíveis:

  1. Espaço Kia (visitação até domingo)
    A Kia Brasil lança durante o evento o novíssimo Sportage Mild Hybrid. A importadora expõe também os modelos de Sportage das quatro gerações anteriores, a partir de 1992 no Brasil, que mostram a sua evolução: do diesel ao híbrido, passando pela gasolina e flex fuel.
  2. Mercado de Pulgas (aberto até domingo)
    A Feira de Peças e Antiguidades tem este ano quase 80 boxes onde será possível encontrar de tudo: peças novas e usadas, acessórios para os carros, miniaturas, literatura e objetos retrôs de decoração.
  3. A Banda do Jerônimo (sexta, 14h30)
    Um homem-banda já é algo bastante excêntrico. Agora, imagine quando um palhaço se mete a querer tocar vários instrumentos ao mesmo tempo! Se esse palhaço for o Jerônimo, a loucura é ainda maior, já que ele vai utilizar instrumentos nada convencionais, como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, fôrma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainhas e muito mais… Tudo isso, somado a muita interação com o público, só pode resultar em pura diversão.
  4. Leilão de automóveis antigos (sexta, 17h)
    O Leilão de Automóveis Antigos do Brazil Classics Kia Show terá 50 lotes e é um dos eventos mais glamourosos e sofisticados do Circuito. O leilão ocorre no formato híbrido (online e presencial). Sob a condução de Joel Picelli (leiloeiro oficial), os colecionadores poderão encontrar, por exemplo, automóveis como o Cadillac S75 Limousine 1941 (carro de sete lugares que serviu ao ex-presidente Getúlio Vargas), um Ford T 1927, um Maserati Merak 1974 (esportivo italiano com design indiscutível), um Fiat 850 Barchetta 1968 e uma Porsche 911 Carrera S 2008/2009 (veículo especial e altamente colecionável).
  5. The Blue Black Bottles (sexta,17h30)
    The Blue Black Bottles traz uma proposta ousada ao Brazil Classics Kia Show. O trio guitarra-baixo-bateria recebe a sonoridade do violoncelo em um show empolgante e único que navega pelo samba, bossa, funk e baião. Na banda, músicos consagrados: Tiago Martins, Eduardo Machado, Cajuzinho e Kayami Satomi
  6. Praça de Alimentação (aberta até domingo)
    A Praça de Alimentação do Brazil Classics Kia Show fica instalada em frente à Fonte Andrade Júnior. São dezenas de opções de comidas e bebidas para todos os gostos.
  7. Desfile pela cidade de Araxá (sábado, 10h)
    Cinquenta raridades do antigomobilismo vão deixar o pátio do Grande Hotel do Barreiro para um passeio cheio de charme e história pelas ruas e avenidas de Araxá. Do Complexo do Barreiro, os carros seguem para a região central da cidade. De lá, alguns quilômetros pela histórica Avenida Imbiara até uma pausa para que todos possam conhecer uma área de preservação de animais do cerrado da CBMM. A volta é pela estrada velha do Barreiro, de pedras e cercada pelo verde.
  8. Tulio Araujo Quarteto (sábado, 16h)
    Com 5 álbuns e diversos singles já lançados, Araujo já percorreu o país a convite de diversos festivais e, a partir de 2013, iniciou sua carreira internacional, apresentando-se em palcos renomadíssimos dos Estados Unidos como o Iridium, Birdland, Blue Note e Mezzrow, em Nova Iorque, além do California Jazz Conservatory, La Peña Cultural e Red Poppy Art House, na Califórnia. Atualmente, o pandeirista vem se dedicando ao seu novo quarteto de jazz, que recentemente fez um show lotado no renomadíssimo palco do Blue Note SP e vem lançando singles e vídeos periódicos, chamando a atenção da crítica especializada.
  9. Victor Biglione Power Trio (sábado, 17h)
    Biglione é um dos poucos músicos da atualidade que faz parte da história da música em vários estilos: Jazz, MPB e Rock. No jazz internacional conquistou o Grammy de 1988, ao lado do grupo Manhattan Transfer. No rock esteve ao lado de nomes como Andy Summers (The Police, com quem possui dois álbuns em parceria) e Steve Hackett (Genesis). Na MPB conquistou o Latin Grammy em 2000, ao lado de Milton Nascimento e fez parceria com nomes como Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gal Costa, Gonzaguinha, Ivan Lins, Caetano Veloso, Elis Regina, Chico Buarque e Vinícius de Moraes.
  10. Premiação (sábado, 18h)

O desfile de premiação é um show à parte. Em um clima de sofisticação e valorização dos antigos serão entregues o Prêmio Og Pozzoli (concedido a carros não restaurados, conhecidos como testemunhos de época), Troféu Federação Brasileira de Veículos Antigos (ao carro mais interessante do evento, do ponto de vista histórico ou de sua representatividade), Troféu Lalique (dado a um colecionador, museu ou entidade de preservação de carros antigos, destacando a relevância de sua contribuição para o antigomobilismo nos últimos dois anos) e o Troféu Roberto Lee – “Best of Show” (entregue há 40 anos ao dono do melhor automóvel do evento) – original, perfeitamente conservado ou restaurado dentro dos padrões originais.

Programação

28/07 – Quinta-feira
15:00 – Pátio – Grupo Circolando – Palhaço tem carro antigo?
16:00 – Espaço Classics – Manga Rosa Quinteto.
17:00 – Pavilhão de Bandeiras – Abertura oficial.
17:00 – Hino Nacional com Henrique Reis (acordeon) e Rafael Borsato (sax).
17:30 – Passarela – Grupos Alex Darc e Enigma Dance Company – Viagem no tempo.

29/07 – Sexta-feira
14:30 – Pátio – Cia Circo Caramba – A Banda do Jerônimo.
15:00 – Assembleia da FBVA – Cine Tiradentes do Tauá Grande Hotel.
15:30 – Pátio – Bêjazz Street Band.
16:00 – Espaço Classics – Moda de Rock.
17:00 – Passarela – Grupo Circolando – Palhaço tem carro antigo?
17:30 – Espaço Classics -The Blue Black Bottles.
18:00 – Leilão de automóveis antigos.

30/07 – Sábado
10:00 – Passeio / desfile pela cidade de Araxá.
10:30 – Espaço Classics – Chorando na Praça.
13:30 – Fonte – Cia Circunstância – Circo de Família.
14:30 – Espaço Classics – Rogerinho Dias.
15:30 – Pátio – Charanga Pop.
16:00 – Espaço Classics – Tulio Araujo Quarteto.
16:00 – Pátio – Bêjazz Street Band.
16:00 – Passarela – Cia Circunstância – Circo de Família.
17:00 – Fonte – Cia Circo Caramba – Jerônimo Show.
17:00 – Espaço Classics – Victor Biglione Power Trio.
19:00 – Premiação.
Domingo (31/07)
07h – Início da retirada dos veículos.
Sobre o Veteran Car – MG
Alguns dos mais raros e significativos antigos do Brasil pertencem às coleções do clube mineiro Veteran Car. Além das raridades, o clube foi se tornando, em mais de 40 anos de atuação, uma referência nacional pelo elevado padrão de restauração dos automóveis e por promover o mais importante encontro do gênero, o Brazil Classics Show que acontece em Araxá nos anos pares. Nele, o Veteran de MG organiza o mais antigo e um dos raros leilões de automóveis clássicos do país.
Exibe também seu acervo em exposições e feiras, além de promover ralis de carros históricos e organizar a participação dos sócios em outros encontros de antigos no país. Analisa e certifica a originalidade dos “velhinhos” candidatos à “placa preta”, promove reuniões semanais (formais ou informais) entre seus diretores e sócios e se tornou fator importante no estímulo a novos colecionadores em Minas Gerais.
Sobre a Kia
Fundada na Coreia do Sul em 1944, como fabricante de bicicletas e, depois, de veículos e equipamentos militares, a Kia é uma empresa de soluções de mobilidade que busca inspirar seus clientes por meio do movimento. Com atuação no setor de mobilidade há mais de 75 anos, a Kia está presente em mais de 190 mercados, possui fábricas em dez países, produz mais de três milhões de veículos por ano e conta com mais de 50 mil colaboradores em todo o mundo.
Em movimento de transformação, a Kia lançou em 2021 novos logo e slogan da marca ‘Movement that inspires’ (Movimento que inspira), que incorporam a confiança e o compromisso da Kia com os clientes, com foco na popularização dos veículos elétricos e na introdução de uma ampla gama de serviços de mobilidade, ajustados para atender às necessidades e gostos das pessoas e dos mercados locais, colocando o cliente no centro das discussões e ações, para quem as transformações corporativas não se referem mais sobre máquinas e, sim, sobre pessoas.
A Kia tem como objetivo criar produtos inovadores que inspirem as pessoas quando se movem e entregar uma excelente experiência, demonstrando o compromisso com o recurso mais valioso de todos, o tempo.

Serviço:
Brazil Classics Kia Show 2022
Data: 28 a 31 de julho
Local: Grande Hotel / Araxá – MG
Informações e programação:
https://www.brazilclassics.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo